Na segunda-feira (18), dia em que se comemorou o Dia Nacional do Livro Infantil, o Curso de Pedagogia realizou o encontro com escritoras. A atividade, que teve início às 19h, foi realizada no Auditório da Faculdade Doctum, campus I, na Serra.
Além de estudantes do Curso de Pedagogia, Corpo docente e da Coordenação do Curso, a atividade contou com a presença de duas escritoras que têm produzido literatura infantojuvenil, no Estado do Espírito Santo: Lilian Menenguci, que também é professora da Rede Doctum; e Lorena Lima, que é atriz, diretora e dramaturga.
O evento resulta das atividades desenvolvidas na disciplina Alfabetização: teoria e prática, ministrada pela Profª Drª Lilian Menenguci, do Curso de Pedagogia. O objetivo do encontro foi discutir a importância da leitura no processo de formação inicial de professores bem como durante toda a atuação docente, potencializando-a como lugar de potências criativas.
O público, atento e participativo, durante a mesa-redonda composta pelas escritoras, interagiu por meio de perguntas que estimulavam ainda mais o debate. Ao final, uma saborosa surpresa: foram sorteados livros entre os participantes.
Para a Profª Drª Karla Veruska, do Curso de Pedagogia, o evento foi especial. “Um momento de deleite. Ouvir as narrativas, as histórias de vidas entrelaçadas às técnicas de escrita e do processo criativo, foi incrível. A energia do encontro foi muito boa. Ter visto aquele auditório com gente que estava disposta a estar ali, foi contagiante. Se tivermos despertado o desejo de nossos estudantes por ler e escrever, de um deles que seja, terá valido ainda muito mais a pena”.
Saiba mais sobre as escritoras:
Lilian Menenguci
Nasceu na capital capixaba, no mês de agosto. É graduada em Pedagogia e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo. É autora de Os medos de Lili, Casa de Papel, (literatura infantil); Palarvas de Borboletras (poesia); Educação, Educação Especial, Inclusão e Arte: para além do chão e dos muros da escola comum (Educação/Pedagogia); e organizadora de Memórias de Alfabetização: narrativas sobre aprender a ler e a escrever (Educação/Pedagogia). Atualmente se dedica ao processo de produção de seu próximo livro, A criança mágica. É professora e também atriz. Desenvolve projetos como Língua Solta (contação de histórias), Livros Gigantes (exposição e contação de histórias) e Oficinas de Teatro para Professores.
Lorena Lima
Nasceu em Belém em fevereiro de mil, novecentos e setenta e um e logo foi morar em São Paulo. Foi um pra lá e pra cá inquieto entre essas duas capitais que ocupou um bom tempo na vida da autora. Mas, quando pode escolher o lugar de ficar e enraizar, conheceu Vitória e se apaixonou – parou em Vila Velha. Já se vão vinte anos de intensa convivência. Aqui, se formou em Artes Cênicas e continuou arteira – ora no palco, ora na tela do cinema, agora nas páginas dos livros A Menina Cão e Irmãos de Papel.